[Análise do Fórum] – RiME por Senta a Pua

Postada por Senta a Pua em 24/06/2017 – Link original do fórum e discussão.


Confesso que não sabia da existência deste jogo até o dia do seu lançamento. Li alguns comentários, vi alguns vídeos e acabei me interessando de imediato. Pelo precinho camarada da Xbox Live, pequei Day One. Pois eu não me arrependi nem um pouco!

Uma Experiência Poética

Rime é um jogo de aventura com grande enfoque nos Puzzles. Ele não conta com qualquer arma, barra de vida ou inventário. Sua única “arma” na verdade é a sua voz (Y), que pode ser usada para interagir com muitos elementos no jogo. Outros comandos são um botão de pulo (A), outro de rolamento/agachamento (B) e o de pegar/carregar objetos (X).

Tudo no jogo tem muita sensibilidade. Desde a beleza bucólica dos cenários muito bem desenhados, com cores vivas e ciclo de dia e noite com direito a constelações no céu, até a trilha sonora que combina muito bem com o tom do jogo. A câmera ajuda ainda mais no clima contemplativo, com momentos em que ela afasta bastante para admiramos todo o esplendor da ilha.

Outro detalhe. O jogo não possui falas, mas não faz falta. Toda mensagem é passada através das imagens e da música. Só me dei conta disto quando vi os agradecimentos em espanhol durante os créditos.

Imagem

Uma história misteriosa

O jogo começa com o personagem principal, um garoto, chegando em terra firme após o que parece ter sido um naufrágio. O resto da história vai se desvendando ao longo da aventura, com flashes de memória e coletáveis que ajudam a criar um laço afetivo.
Ao longo da aventura o garotinho sem nome vai sendo guiado por uma raposinha carismática pelo mundo.
O final do jogo desvenda todo o mistério e te pega de surpresa, sendo capaz de fazê-lo suar pelos olhos [;)] . É um desfecho muito emocionante!

Uma aventura tranquila

Rime é um jogo sem grandes dificuldades. Os puzzles são em sua maioria fáceis, porém são gratificantes. São muitos e um ou outro dará mais trabalho. Como é um jogo cuja jogabilidade é centrada justamente nestes enigmas, eu gostei, pois se fossem todos muito difíceis ficaria cansativo.
Na verdade, o jogo pode ser cansativo para alguns. Como falei no início, é um jogo contemplativo, focado em enigmas e sem ação. Sua duração é boa. Nem muito nem pouco.
Outro elemento do jogo são os coletáveis. São realmente muitos. Alguns bem difíceis de achar. Mas recomendo tentar pegar o máximo possível sem que comprometa a experiência poética do jogo. Eles ajudam a entender melhor a história.
A maior crítica ao jogo, na minha opinião vai para a queda de frame que é constante, especialmente ao rodar a câmera. Mas não comprometeu minha jogatina a ponto de abandonar, até porque o jogo não exige grandes habilidades e reflexos.

Imagem

Veredito

Rime é um jogão para os apreciadores de puzzle. É muito bonito e tem uma trilha sonora excelente. É um jogo para jogar admirando.
Agora se você gosta mais de ação e tem pouca paciência para ritmo lento, talvez o jogo não faça seu tipo.
A grande crítica vai para as quedas de FPS que são grandes, mas que não comprometeram a jogabilidade, na minha opinião.

Imagem

Nota: 8,5

Pitaco do GRN: Ainda não joguei, mas RiME está na lista de jogos que jogarei muito em breve, tanto por parecer ser um game sensacional, quanto pelos 1000G fáceis (coisa de 8-10 horinhas). Lembrando que o jogo saiu 82% mais caro na PSN (R$ 59,00 x R$ 107,50), então vale a pena aproveitar o precinho camarada do Xbox One!

Imagem

[Análise do Fórum] é uma seção onde trazemos a opinião dos usuários do nosso fórum (www.xboxforum.com.br) para o site do Conquistaria. Participe da discussão você também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s