[Análise do Fórum] – State of Decay por HelderSR

Postada por HelderSR em 29/06/2017 – Link original do fórum e discussão.

State of Decay é um jogo focado em sobrevivência e com um enredo bem simples como pano de fundo. Não temos um personagem central, mas sim o controle de diversos personagens que ao longo do jogo recrutamos para nossa base. O objetivo é sobreviver, já que a morte é definitiva.

Cada personagem tem suas próprias características e habilidades, a evolução dos personagens ocorre conforme você joga com tal. Devido a escassez de recursos, é interessante criar perfis de combate diferentes para cada um. Um personagem especialista em arma branca cortante, outro em escopeta, outro em fuzil e assim por diante.

Nem todos os personagens são jogáveis e para podermos controlar determinado personagem antes precisamos ganhar a confiança do mesmo. Eu, por exemplo, tive 22 pessoas na minha base e claro que podemos recrutar um número maior, mas lembre-se que quanto mais pessoas, mais recursos precisará para manter o bom funcionamento da base. E falando em bom funcionando da base, gerenciar um grupo de sobreviventes não será uma tarefa fácil.

O jogo graficamente não é um primor neste quesito, mas em geral os gráficos são bons e não compromete a experiência com o jogo.

Algumas características e curiosidades sobre o jogo:

  • Uma sobrevivente na base se comunica conosco via rádio passando informações, ou seja, pontos de interesse que serão as nossas missões primárias e secundárias. Boa parte das missões são infinitas, você pode simplesmente ignorá-las e claro que isso irá gerar influência negativa.
  • Como o jogo é focado em sobrevivência , é necessário ter recursos suficientes para o coletivo sobreviver no cenário apocalíptico, então o que mais fazemos no jogo é justamente vasculhar cada casa, mercado , farmácia e tantos outros lugares atrás de recursos.
  •  No jogo você pode dirigir veículos, mas tem que tomar cuidado que os mesmos estragam facilmente e para que não fique à pé em determinadas situações que o risco de vida é eminente. O ideal é ter algum mecânico no grupo e ter uma oficina cuidando dos veículos.
  • Uma coisa chata no jogo é o respawn dos zumbis.
  • A jogabilidade no geral é boa, tanto no controle de um sobrevivente como também dirigindo um veículo.
  • O tempo não para. Sim, isto mesmo, acontecimentos no jogo continuam mesmo quando não está jogando.
  • A moeda do jogo é a influência. Ter um bom relacionamento com cada sobrevivente na base é vital para a sobrevivência do grupo.
  • O jogo está legendado em PT-BR.

Conclusão

Para quem quer deixar de lado jogos com enredos elaborados para dedicar exclusivamente na sobrevivência, State of Decay é o jogo ideal. O jogo tem uma mecânica interessante que não costumamos ver em consoles e a diversão é garantida, mesmo com algumas falhas técnicas.

Nota: 9.0

+ Mecânica de Jogo – Sobrevivência
+ Mapa Aberto e Detalhado
+ Gerenciamento dos Recursos da Base
+ Relacionamento com os outros sobreviventes – Influência

Alguns Bugs
Faltou “polimento” no quesito gráfico

Pitaco do GRN: Sempre achei que State of Decay era um game de sobrevivência  único e extremamente divertido, só que tecnicamente bem fraco em todos os aspectos. Isso é algo até que bem aceitável, considerando que é um game de um estúdio pequeno e foi lançado originalmente para o 360.  Agora com o apoio da Microsoft, estou na expectativa que o State of Decay 2 seja um dos grandes jogos do Xbox One.

 


[Análise do Fórum] é uma seção onde trazemos a opinião dos usuários do nosso fórum (www.xboxforum.com.br) para o site do Conquistaria. Participe da discussão você também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s